O Vale do Itajaí, reconhecido na América Latina pela conservação da cultura europeia e a produção cervejeira, será invadido por profissionais de referência internacional no 1º Congresso Latino Americano de Ciência e Mercado Cervejeiro (Cervecon). O evento será realizado entre os dias 7 e 9 de julho no Parque Vila Germânica e na Escola Superior de Cerveja e Malte. Na programação inicial estão nomes de peso do segmento como o mestre em tecnologia de malte e cerveja, o sommelier argentino Martín Boan e eleito um dos cinco melhores sommeliers de cerveja do Brasil em 2014, Alexandre Bazzo, que irão participar do debate sobre as tendências do Mercado Cervejeiro. A fundadora do laboratório de qualidade em microcervejarias, Gabriela Muller, vai apresentar questões sobre o Controle Microbiológico e o pesquisador da Embrapa Euclydes Minella, abordará os desafios e perspectivas da produção de cevada cervejeira, além de diversas outras discussões com foco na produção e gestão da bebida.
O Congresso contará com seminários e palestras, exposição de publicações técnico-científicas e a realização de uma Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro. “Teremos uma programação especial para quem atua nos segmentos de gestão e produção cervejeira, pois os estudos cresceram muito nos últimos anos e queremos garantir o aprimoramento constante do setor’”, explica Nehemias Ramos, organizador do evento. A programação ainda não está fechada e novos nomes podem fazer parte da cartela de profissionais que integrarão o seminário. As inscrições para as palestras já estão abertas e podem ser feitas através do site do Cervecon.
Exposição de trabalhos científicos
Além das palestras, o evento contará também com a exposição de trabalhos científicos sobre cevada e malte, processos de produção, envase, leveduras, lúpulo, análise sensorial e o mercado cervejeiro. As propostas serão publicadas em uma revista eletrônica que será utilizada como material de pesquisa e também expostas através de pôsteres no local do evento durante o congresso. Os interessados podem enviar os trabalhos para aprovação da comissão de avaliação até o dia 31 de maio, através do site do Cervecon.
Paralelo ao evento, será realizada a Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro para fornecedores da indústria cervejeira. No local serão expostos produtos, serviços, máquinas, equipamentos, insumos e tecnologia para a fabricação.
Programação inicial de palestras Cervecon (sujeita a alteração):
Quinta-feira (7 de julho):
Atividades pré-evento:
8h – Recepção na Escola Superior de Cerveja e Malte
9h às 12h – Impostos (aspectos tributários). Palestrante: Carlo Bressiani.
9h às 12h – Pensando fora da caixa: uso de especiarias e maturação em madeira na produção de cerveja. Palestrante: Idney José da Silva Júnior.
9h às 12h – Avaliação Sensorial no dia a dia das microcervejarias. Palestrante: Marcos Odebrecht.
9h às 12h – Sour Beer.
Programação científica:
12h30min – Credenciamento no palco principal do auditório da Vila Germânica
15h às 15h30min – Raio X do mercado de cerveja na Itália
15h30min às 16h – Intervalo e visita aos pôsteres
16h às 17h30min – Debate 1: Lei da Pureza Alemã
17h30min – Solenidade de abertura oficial do evento.
Sexta-feira (8 de julho):
8h15min às 9h15min – A Importância do controle e eliminação de microrganismos na manutenção da qualidade no processo cervejeiro – Palestrante: Roberta Bassi Soraes Jacinto.
9h20min às 9h50min – Relação Cervejarias x Ciganas.
10h às 1030min – Intervalo e visita aos pôsteres
10h30min às 11h20min – Lúpulo. Palestrante: Sandro Cocuzza.
11h30min às 12h30min – Controle Microbiológico em Cervejarias: o que os nossos Olhos Não Veem. Palestrante: Gabriela Muller
Almoço
14h às 14h50min – Produção brasileira de cevada cervejeira: situação, desafios e perspectivas. Palestrante: Euclydes Minella (Embrapa Trigo)
14h às 14h50min – Lúpulo
15h às 15h30min – Levedura
15h30min às 16h – Intervalo e visita aos pôsteres
16h às 17h30min – Debate: Canais de distribuição de Cerveja – Wolff, Carlo Bressiani (Moderador).
Sábado (9 de julho):
8h15min às 9h30min- Nuevas variedades de lúpulo y aplicaciones en la elaboración de cervezas – Roberto Francisco Biurrun Jayo (VLB – BERLIN)
9h40min às 10h30min – Comparação de Marketing: Vinho e Cerveja
10h30min às 10h50min – Intervalo e visita aos pôsteres
10h50min às 11h20min – El movimiento “Craft Brewer” logrando tamaños industriales, manteniendo la esencia artesanal – Roberto Francisco Biurrun Jayo (VLB – BERLIN)
11h30min às 12h20 – Flavors. Palestrante: Paulo Schiaveto.
Almoço
15h10min às 15h40min – Uso de Centrifuga na Finalização. Palestrante: Walter Borelli.
15h10min às 15h40min – Homebrewing: Técnicas e Mitos na Brassagem. Palestrante: Guenther Sehn.
15h40min às 16h – Intervalo
16h às 17h30min – Debate: tendências do Mercado Cervejeiro no Brasil e América Latina – Martín Boan, Alexandre Bazzo,
Carlos Bressiani (Moderador)
17h30min – Encerramento.
#CERVECON #EscolaSuperiordeCervejaeMalte