Queda no consumo de cervejas no Reino Unido não acompanha crescimento de novas cervejarias em 2018 (Imagem: Divulgação)
O número de cervejarias operando no Reino Unido aumentou no último ano, de acordo com o último relatório da financeira UHY Hacker Young sobre o mercado de cervejas artesanais nas terras da rainha.
O relatório mostrou que, enquanto o número de cervejarias independentes operando no Reino Unido quase dobrou dentro de cinco anos, o crescimento do setor agora estagnou significativamente.
2017 foi um ano recorde para a indústria, já que mais 395 cervejarias abriram, ultrapassando a marca de 2.000 cervejarias pela primeira vez desde a década de 1930.
Mas desde então, a financeira disse que o mercado se tornou “difícil para os novos empreendedores”, uma vez que as empresas de grande porte começaram a comprar e investir em cervejarias “artesanais” de sucesso.
O produtor australiano Lion é um dos poucos gigantes do setor de bebidas que têm crescido no Reino Unido com a aquisição de cervejarias artesanais. No mês passado, comprou uma participação de 100% no Magic Rock da Huddersfield por uma quantia não revelada, já tendo adquirido a Fourpure, cervejaria do sul de Londres, em 2018 .
Outras cervejarias independentes que foram vendidas para gigantes mundiais de bebidas incluem a Fuller´s, que foi comprada pela gigante japonesa Asahi em janeiro , a London Fields, que a Carlsberg comprou por £ 1 milhão em 2017, e a Lagunitas, que vendeu o restante de seus negócios à Heineken em Maio do mesmo ano.
Proprietários de cervejarias que vendem seus negócios para grandes empresas como Carlsberg e Heineken podem aproveitar suas redes de distribuição estabelecidas e suas ligações com cadeias de lojas e varejistas, permitindo que eles negociem espaço de prateleira. Isso, por sua vez, torna mais difícil para as novas cervejarias competirem.
James Simmonds, sócio da UHY Hacker Young, disse que o setor não está necessariamente encolhendo, mas porque as empresas do setor começaram a se consolidar e, como resultado, “o crescimento das vendas será mais difícil de obter”.
“As cervejarias artesanais precisam garantir que seu modelo de negócio seja sustentável e lucrativo em um estágio anterior, e não apenas confiar na ideia de que serão capazes de crescer constantemente fora do problema”.
Simmonds acrescentou que empresas como a AB InBev ou Lion “não podem mais contar com o mercado tradicional de cervejas para expandir ainda mais”, e em vez disso devem procurar “novos produtos de nicho com alto potencial de crescimento para impulsionar suas receitas e lucros”.
“Com os supermercados oferecendo espaço limitado nas prateleiras e uma rotação lenta das marcas, as pequenas cervejarias artesanais precisarão inovar para entrar no mercado.”
Um porta-voz da Society of Independent Brewers disse que é “preocupante” ver cervejarias globais comprando empresas mais jovens, e recentemente lançou uma campanha própria para aumentar a conscientização sobre quais marcas de cerveja eram de propriedade de grandes corporações.
No entanto, o porta-voz acrescentou que olhar para o número de novas cervejarias é “um indicador fraco da força da indústria de cervejas artesanais, já que certamente houve mais fechamentos de cervejarias nos últimos doze meses em comparação com anos anteriores, os membros da SIBA”. o volume total de produção de cerveja ainda aumentou ”.
“Assim, enquanto algumas cervejarias menores estão fechando devido ao aumento da concorrência no mercado, outras cervejarias artesanais independentes estão vendo um crescimento impressionante e a demanda do consumidor por cerveja artesanal nunca foi tão alta.”
A SIBA realizou uma pesquisa no mês passado, que descobriu que 98% dos consumidores no Reino Unido acham que uma cerveja fabricada por qualquer grande cervejaria não pode ser considerada artesanal. Cerca de 43% dos entrevistados disseram que uma cerveja artesanal só pode ser feita por uma pequena cervejaria, enquanto 42% disseram que uma cervejaria artesanal deve ser independente.
“A compra de cervejarias artesanais anteriormente independentes pelas cervejarias globais é uma tendência preocupante para a indústria, apesar de que… a SIBA está ativamente fazendo campanha para aumentar a transparência nesta questão com a promoção do selo Assured Independent British Craft Brewer”.
“Os consumidores merecem saber o que estão comprando e pesquisas recentes publicadas como parte do Relatório SIBA British Craft Beer mostraram que apenas 2% dos consumidores acreditam que a cerveja artesanal pode ser feita pelas cervejarias globais. Produtos como Maltsmiths da Heineken e Hop House 13 da Diageo são projetados para ter a estética de uma cerveja artesanal sem a autenticidade ou sabor de uma cerveja artesanal genuinamente independente de uma cervejaria menor. ”
Fonte: The Drink Business
#mercadocervejeiro