Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

Rota do Café do Cerrado Mineiro – Você precisa conhecer!

Um novo capítulo foi aberto para os amantes do café brasileiro. A Rota do Café do Cerrado Mineiro, lançada nacionalmente na 35a edição da Festuris, promete uma imersão única na tradição cafeeira do Brasil.

A solenidade, ocorrida em Gramado, durante o maior evento de turismo do país, foi prestigiada por representantes de entidades e autoridades de Patrocínio, cidade estratégica para a rota. Essa iniciativa, fruto do Projeto Diversifica, desenvolvido pela Secult-MG em parceria com Sebrae e Instâncias de Governança Regionais, busca destacar a importância histórica e econômica do café em Minas Gerais.

Café do Cerrado: Um passeio pelas fazendas

A rota concentra-se em Patrocínio, a maior produtora de café do Brasil, com 958 produtores locais. Os turistas terão a oportunidade de explorar fazendas, conhecer o processo de cultivo dos grãos e saborear o café tradicional do Cerrado Mineiro. Uma experiência que vai além do paladar, envolvendo a cultura e a economia da região.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Minas Gerais responde por 46% da safra nacional de café. A Rota do Café do Cerrado Mineiro visa estimular o turismo de experiência nessa primeira região do Brasil reconhecida com a chancela de Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem.

Cerrado-MineiroCoffee-Brazil-Map-800x642

Café e Turismo: Uma combinação Brasileira

O lançamento da rota revela o potencial do Brasil para o turismo especializado, indo além de esportes e natureza. A diretora-executiva da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, destaca a importância de conhecer o local de produção, fortalecendo a cadeia turística regional.

A proposta da Rota do Café do Cerrado Mineiro é expandir para mais cidades e produtores, unindo-se a outras opções turísticas da região. A região do Cerrado Mineiro, pioneira na obtenção da Denominação de Origem para o café em 2013, agora abre suas porteiras para o turismo, revelando o processo de cultivo em fazendas como a Bela Vista e a premiada Nunes Coffee.

Degustação, Cultura e Natureza: Explorando o Café do Cerrado

A experiência vai além das fazendas, abrangendo restaurantes, torrefações e cafeterias locais. A Rota do Café do Cerrado Mineiro é a oportunidade de vivenciar a riqueza histórica, cultural e sensorial do café brasileiro. Um convite para desbravar o coração cafeeiro do Brasil.

Fonte: Rota do Café do Cerrado Mineiro

Deixe um comentário