Pensando em auxiliar a indústria de bebidas no processo de avaliação e controle de qualidade, o Science of Beer lança o curso “Multi Sensory”, que visa estudar e desmistificar, de forma objetiva a ciência sensorial e seus métodos analíticos em todas as etapas, desde o planejamento de um laboratório de qualidade, passando pelo planejamento, execução, aplicação, tratamento estatístico e interpretação de testes sensoriais a partir de diferentes metodologias.
Os atributos sensoriais de uma bebida são essenciais para definir a qualidade e aceitação de um produto pelo consumidor. Além de ser uma ferramenta para a indústria compreender, analisar e interpretar o impacto dessa experiência para melhorar seu processo e desenvolvimento de portfólio. A ciência sensorial contribui na construção de perfil de sabor de um novo produto, auxiliando no marketing e estabilidade do produto, sendo essencial no controle de qualidade, para a fidelização dos clientes.
“A grande importância do controle de qualidade é implantar regras e instruções para que se diminua e reconheça os erros que acontecem nos processos, além de servir para manter o padrão de excelência de cada produto produzido de forma estável e contínua”, destaca a cientista Dra. Amanda Reitenbach, uma das docentes e idealizadora do curso, com doutorado voltado para a área de Neuroengenharia.
Além de Amanda, entre o time de docentes estão a Dra. Daniela Gava Citadin, Doutora em Engenharia Química; o Dr. Felipe Reinoso Carvalho, doutor em Engenharia pela Universidade Livre de Bruxelas (VUB) e em Psicologia na Universidade Católica de Leuven (KU Leuven) e a Dra. Hellen Maluly, Doutora em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos.
Com carga horária de 28 horas, divididas em 7 encontros online ao vivo, das 19h00 às 22h30, as aulas ficam disponíveis por 30 dias na plataforma de ensino. O curso conta com certificação pelo Science of Beer Institute e World Beer Academy. O valor do investimento é de R$620,00 em 3x no cartão de crédito ou R$590,00 à vista.
O público alvo contempla desde profissionais que necessitam ampliar seus conhecimentos sobre ciências sensoriais e as ferramentas aplicadas para o setor de bebidas e alimentos, sommeliers de cerveja ou de vinho, degustadores de bebidas, profissionais da área de alimentos e bebidas, até entusiastas da análise sensorial.
As aulas começam dia 10 de agosto e as inscrições podem ser feitas até 08 de Agosto neste link .
Sobre o Science
Um Instituto especializado em ensino de cerveja, com sede em Florianópolis (SC), é responsável por promover cursos e workshops voltados ao mercado cervejeiro desde 2010. Comandado por Amanda Reitenbach, a instituição atua de forma itinerante em todo o país, formando pessoas preparadas para o novo cenário de cervejas brasileiro. Além disso, oferece consultorias para eventos e estabelecimentos ligados ao mundo da cerveja.