Se você já parou para ler algum rótulo de cerveja provavelmente notou algumas siglas, como por exemplo ABV, IBU, pode ser que já ouviu as pessoas pedindo cervejas para os garçons por siglas, por exemplo: “quero uma, IPA ” ou até mesmo termos como retrogosto e corpo da cerveja.
Esses termos no começo confunde um pouco a cabeça, mas depois que se habitua a esse universo, tudo fica mais familiar, então pensando nas diversas terminologias cervejeiras, resolvi trazer algumas das definições mais populares para você, uma vez que, isso ajudará a dar uma “clareada” na mente de quem está entrando agora no mercado cervejeiro.
E para ficar mais divertido, podemos chamar de Beerpédia:
ABV
Vem do termo em inglês, alcohol by volume que é o álcool por volume que cada cerveja possui.
IBU
Esse termo também vem do inglês, que é International Bittering Unit; representa uma medida do amargor e representa partes por milhão de ácidos isoalfa dissolvidos que a cerveja contém e cada estilo de cerveja possuí um nível de IBU apropriado, por exemplo: pilsner tem entre 20 e 40 IBUs, a stout 30 a 55 IBUs, double IPAs e barley wines podem chegar a 100 IBUs.
RETROGOSTO
É como o sabor da cerveja termina na boca e depois persiste. Pode ser breve ou duradouro; seco, amargo, doce ou adstringente; ou compor combinações dessas qualidades.
DRY HOPPING
Adição de lúpulos depois (ou durante) da fermentação, o que confere mais aroma e sabor à cerveja.
COR
Pode ser medida em duas escalas: pelo Standard Reference Method (SRM) e pela European Brewery Convenntion (EBC). Em geral, é simplesmente descrita como ouro, cobre, marrom etc. As lager mais claras equivalem aos níveis mais baixos das escalas, como 1 SRM / 2 EBC ou palha; a American IPA fica entre 6-14 SRM / 12-28 EBC ou entre ouro e âmbar; e a stout mais escura será 70 SRM / 138 EBC ou preta.
CORPO
É o peso e a sensação da cerveja na boca, que depende da combinação de grãos que formam a base da cerveja, do fato de ela passar ou não por filtragem e de seu grau de atenuação.
SENSAÇÃO NA BOCA
É outro modo de descrever o corpo da cerveja, embora se refira mais a sensação: a cerveja é picante, delicada, cremosa, adstringente, seca ou macia?
NÃO FILTRADA
Cerveja que não teve a levedura filtrada, tanto que, no geral, é turva e apresenta mais sabor sabor e textura do que rótulo equivalente, mas filtrado. A turbidez pode ser resolvida com agentes de clarificação, que fazem as partículas decantarem no fundo do recipiente.
ALE
É uma vasta família de cervejas produzidas com levedura de alta fermentação e tendem a fermentar rápido (2-4 dias), em temperaturas elevadas (16 – 24°C). Entre os estilos estão: hefeweizen, kölsch, best bitters, stout, saison, IPA e barley wines.
LAGER
Também pertence a uma família de cervejas, porém são produzidas com leveduras de baixa fermentação, ou seja, fermentam devagar (6-10 dias) em temperaturas frias 8-12°C. comparadas com a levedura rápida e de temperaturas quentes das ales. Esse nome vem do processo de armazenar (lagering) cerveja em lugar frio para amadurecer. Entre os estilos estão: helles, bock, doppelbock.
IPA
India Pale Ale, cerveja do século XVIII, fabricada especialmente para os oficiais do Exército Britânico residente na Índia. Originalmente como uma variação mais lupulada e alcoólica da English Pale Ale, porque ajudava a suportar a longa viagem da Inglaterra para a Índia, então a bebida era produzida com bastante lúpulo, o que lhe conferia muito mais amargor, com aroma e sabor fortemente frutado. Esse estilo pode variar na intensidade de amargor e percentual alcoólico, de acordo com as variedades, como as English IPA, American IPA e Imperial IPA.
Agora que você está mais familiarizado aos termos, corre na geladeira, pegue uma cerveja artesanal e procure por em prática o que acabou de aprender e verá o quanto será fácil e divertido.