Aqui vai uma provocação para você que ama coquetelaria: a garrafa mais difícil de trabalhar no bar é a do Xarope Simples!
Agora que você apedrejou e deu vários nomes de bebidas e preparos que são mais difíceis de fazer, pense na seguinte situação: o sabor básico do dulçor está presente em todos os paladares, ele é sinônimo de recompensa desde que nascemos, afinal, todo dulçor que consumimos lembra a algo servido como forma de gratificação, vide a sobremesa para as crianças que comeram todas as verduras., os bolos festivos, os sucos e refrigerantes presentes em qualquer festividade, as balas e demais chocolates que ganhamos em festas como Páscoa e Natal, o dulçor é sinal de comemoração.
Ao utilizar o Xarope Simples para compor o dulçor de um drinque, você pode errar a exatidão para o paladar de uns ou acertar para o paladar de outros, e então o “momento de gratificação” do cliente acaba indo embora por um “erro” simples de não compreender o nível de dulçor que ele precisava.
O cliente ao escolher a bebida no cardápio já entende o que ele gosta no drinque, pois ali está a bebida base e seus componentes, sejam ervas, frutas, especiarias e demais ingredientes, mas nunca vi um bar colocar o nível de dulçor ou teor alcoólico de cada drinque servido. Portanto, em muitos casos o cliente pode ser pego desprevenido.
Você pode seguir discordando da minha opinião, está tudo bem, mas você não poderá negar que o nível de dulçor de um drinque pode mudar sua noite. Ele complementa o ácido acentuado em bebidas cítricas como um Whiskey Sour, acrescenta profundidade e corpo a um French 75 e até desempenha um papel crítico em um Long Island Iced Tea.
Embora o xarope simples feito apenas de açúcar e água possa não ser o adoçante mais complexo, ele adiciona doçura equilibrada a qualquer coquetel para ajudá-lo a alcançar o equilíbrio. Ao fazer bebidas em casa sem uma receita, use xarope simples para seguir a Proporção Áurea do Bartender: duas partes de destilado, uma parte azeda e uma parte doce.
Como fazer xarope simples
Existem duas maneiras comuns de prepará-lo: Para o método do fogão, misture o açúcar e a água em uma panela e deixe ferver antes de abaixar o fogo e ferver até que todo açúcar esteja dissolvido. Não deve demorar mais do que alguns minutos no fogão, mas você precisará planejar bastante tempo para resfriá-lo à temperatura ambiente antes de adicioná-lo a um coquetel. Para xarope simples feito sem fogão, combine uma proporção de 1 para 1 de açúcar superfino e água quente em uma jarra de vidro resistente ao calor. Agite até que o açúcar se dissolva. Como a mistura não ferve, ela esfriará mais rapidamente e estará pronta para o coquetel em apenas alguns minutos.
Como armazenar xarope simples
Se armazenado incorretamente ou por muito tempo, é fácil que a mistura de açúcar e água crie mofo. Guarde o xarope simples em um recipiente hermético na geladeira. Em um pote de vidro, a mistura pode ficar na geladeira por cerca de um mês ou também pode ser congelada.