A Ucrânia despertou um novo embate mais saboroso com a Rússia, o vizinho mais poderoso: a origem da famosa sopa de beterraba, o borscht. A disputa é encabeçada pelo Instituto da Cultura da Ucrânia, ONG criada pelo chef ucraniano Ievgen Klopotenko em resposta a um tuite postado na página oficial de Kremlin em maio do ano passado descrevendo a iguaria como um dos pratos “mais famosos e amados da Rússia, um símbolo da culinária tradicional” do país
Klopotenko iniciou uma jornada que resultou na inclusão do acepipe na lista de patrimônio cultural imaterial do Ministério da Cultura e, eventualmente culminaria na glória definitiva: entrar para o seleto clube do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade compilado pela Unesco.
O documento oficial mais antigo associando o borscht à Ucrânia data da primeira metade do século XVI: um relato de um viajante alemão à região. Klopotenko alega que há evidências do consumo de uma sopa à base de beterraba pelos habitantes locais que remontam 1500 anos atrás, na época, a Ucrânia e a porção europeia da Rússia compunham uma mesma confederação de tribos eslavas chamadas de Rússia de Kiev, cujo centro político-cultural era a atual capital da Ucrânia.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história desse famoso prato, vamos conhecer uma receita com aplicação de técnicas de zitogastronomia?
Ingredientes
- 6 beterrabas
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 1l de caldo de carne
- caldo de ½ limão
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- gomos de limão a gosto para servir
- 500ml cerveja rauchbier
Modo de Preparo
- Aqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
- Descasque e corte as beterrabas em quartos. Corte um pedaço grande de papel alumínio e coloque numa assadeira. Disponha as beterrabas no centro e regue com o azeite. Una e dobre as pontas do papel-alumínio formando uma trouxinha. Leve ao forno para assar por 50 minutos até ficarem macias – para verificar o ponto, espete as beterrabas com uma faca.
- Descasque e pique fino a cebola. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Lave, descarte as folhas e pique fino o talo de salsão. Assim que estiverem macias, retire as beterrabas do forno e reserve.
- Leve uma panela grande ao fogo médio com a manteiga para derreter. Acrescente a cebola, a cenoura e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até que os legumes fiquem bem macios.
- Junte as beterrabas assadas, o açúcar, a cerveja e o caldo de carne. Misture, aumente o fogo e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 30 minutos para o caldo absorver os sabores dos legumes.
- Transfira os legumes com o caldo para o liquidificador. Junte o caldo de limão e bata até a sopa ficar lisa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente empurre e abra a tampa. Caso seu liquidificador não comporte o volume da sopa de uma só vez, bata em duas etapas.
- Transfira a sopa batida para uma tigela e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Prove depois que a sopa estiver fria para ajustar o sal e a pimenta – após esfriar muda o sabor. Sirva acompanhado de gomos de limão, creme de leite fresco batido, endro e torradas com sardinha.