A primeira edição da Semana Cervejeira de Brotas marcou o início do Núcleo Cervejeiro Brotense, uma parceria entre as cinco cervejarias da cidade: Aventura Líquida, Brotas Beer, Casa da Mina, Cultiva e Limonis, que objetiva fomentar e fortalecer o mercado cervejeiro da região, proporcionando apoio e união entre os produtores locais.
Estrategicamente, e não por acaso, a celebração foi agendada para acontecer na semana em que se comemora St. Patrick’s Day, a festa tradicionalmente associada ao consumo de cerveja.
“Para comemorar a data e a criação do Núcleo Cervejeiro Brotense, realizamos esse evento que se mostrou muito promissor para o turismo da cidade e, a partir de agora, esperamos realizar anualmente para fortalecer cada vez mais a cultura cervejeira em Brotas”
afirmou Márcio Egea Secafin, técnico cervejeiro da Brotas Beer, que levou sete estilos para as torneiras da festa.
O evento foi realizado no Largo do CIAM (Centro de Interpretação Ambiental), nos dias 15, 16 e 17 de março e, durante os três dias, aconteceram diversas apresentações musicais, num total de nove bandas, além de contar com área gastronômica e espaço kids, tudo com entrada gratuita.
“Trouxemos para essa primeira Semana Cervejeira de Brotas nove dos mais de 15 estilos produzidos pela Casa da Mina e estamos oferecendo uma régua de degustação para que o público possa experimentar e saborear todos”
explicou Ciliana Liorci ao lado do marido e mestre cervejeiro, Gilberto Liorci Jr.
Com cinco torneiras, cada uma com um estilo diferente, os cervejeiros da Aventura Líquida também aprovaram a realização do evento.
“Esse evento marcou a união das cervejarias de Brotas e que seja muito próspera essa adesão de todas para o bem do produtor e em prol de uma cerveja de cada vez mais qualidade”
Wagner Roberto Sacardo Filho, sócio proprietário da Aventura Líquida.
Desfrutando do sucesso do evento, Rodrigo Parisi da Cerveja Cultiva estava empolgado com os resultados positivos que a Semana Cervejeira trouxe para a marca.
“Estão todos de parabéns pela organização e pela resposta do público. Como a Cultiva fica na zona rural da cidade aqui podemos apresentar aquilo que temos de mais original e, porque não dizer, orgânico, como a nossa Strong Bitter, que é uma cerveja de sabor único, pois possui mel silvestre em sua fórmula”
afirmou Rodrigo
Cerveja ao vivo
Convidada pela organização do evento pra demostrar como é fácil produzir cerveja, a Lamas Brew Shop, loja de insumos para cervejarias situada em Campinas, reuniu os equipamentos básicos e fez uma demonstração ao vivo para os presentes de como se faz a cerveja.
“Além da loja, também oferecemos um curso prático de produção de cerveja artesanal em casa. As aulas ensinamos as técnicas da indústria cervejeira adaptadas para quem quer fazer cerveja na garagem de casa. Com um passo a passo claro e equipamentos simples, que é exatamente o que estamos demonstrando aqui para o público”
afirmou Elso Rigon, sócio proprietário da Lamas Brew Shop.
Em geral, o curso tem carga horária de seis a oito horas entre teoria e prática e os ensinamentos partem do básico, como a matéria prima e os equipamentos necessários, passando pela moagem dos grãos, mostura e fervura, até a parte fermentação, maturação e o envase do produto finalizado.
“Olhando aqui essa apresentação, você percebe como é fácil fazer cerveja artesanal em casa. Logico que alguns equipamentos mínimos são necessários, mas estamos aqui para mostrar e tirar dúvidas sobre como produzir sua própria cerveja, desde a moagem dos grãos até o envase”
completou Elso.