Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

A sazonalidade da cerveja artesanal

Uma cerveja sazonal pode ser baseada na estrutura da própria cerveja. Por exemplo, cervejas de verão são refrescantes, cervejas de inverno são escuras, cervejas de outono são complexas e as cervejas da primavera tendem a serem mais secas.

Cervejas sazonais geralmente incorporam sabores específicos de feriados ou são projetadas para combinar bem com alimentos sazonais. A maioria das cervejas sazonais são impulsionadas por ingredientes sazonais, refletindo as mudanças e as estações de crescimento, incorporando ingredientes que normalmente ficam disponíveis em diferentes épocas do ano.

Independentemente do motivo, buscar cervejas sazonais é uma maneira perfeita para experimentar coisas novas, além de fornecer um amplo conhecimento do mundo em constante expansão da cerveja artesanal.

Estilos de cerveja de primavera

Mesmo que grande parte da primavera ainda seja fria, a maioria dos bebedores de cerveja de primavera estão ansiosos para começar a pensar no sol e ao ar livre. As cervejas perfeitas para esta estação são:

  • Seco: enquanto as cervejas de inverno são doces e pesadas, as cervejas de primavera são o oposto. Embora não sejam tão leves quanto às cervejas de verão, tendem a ser mais secas. Isso significa que mais açúcares foram fermentados. A cerveja será mais nítida e menos “enjoativa” do que os estilos típicos de inverno.
  • Saisons: é um estilo belga de cerveja fermentado com levedura selvagem. Frequentemente chamados de “funky” por causa do sabor complexo das leveduras envolvidas. Cheios de notas azedas e tipicamente com baixo teor alcoólico, eles são uma ótima maneira de celebrar a saída da hibernação.
  • Bocks: só porque o inverno está acabando não significa que você queira se livrar totalmente dos maltes mais escuros. Afinal, ela pode ser uma ótima cerveja de transição enquanto você se prepara para a primavera. No geral são cervejas mais robustas e alcoólicas se comparadas às tradicionais Lagers, com uma maior presença de malte.

Estilos de cerveja de verão

Obviamente, o verão evoca imagens de praias, clima quente e dias longos. As cervejas preferidas do verão refletem esse clima. Eles são leves e fáceis de beber, perfeitos para churrascos ou para se refrescar após um dia de trabalho duro. Vamos dar uma olhada em alguns dos melhores sabores que as cervejas de verão têm a oferecer:

  • Trigo: cerveja de trigo e frutas andam de mãos dadas. As cervejas de trigo, como as belgas Witbier e as Hefeweizens, são turvas e saborosas, mas nunca pesadas. Além disso, elas geralmente são servidas com uma fatia de laranja, adicionando outro sabor refrescante. As cervejas de trigo descem facilmente em um dia quente de verão.
  • Azedo: a melhor maneira de descrever um azedo, refrescante! A cerveja azeda tem um sabor enrugado, ácido e azedo com uma efervescência semelhante à champanhe. Este estilo é encontrado em várias categorias de cervejas, como Berliner Weisse e Flanders Red Ales. Só porque eles têm o nome azedo não significa que alguns não sejam frutados e leves ao paladar.
  • Hazy IPA: as Hazy IPAs são perfeitas para saborear ao sol porque são repletas de frutas e sabores cítricos, são suaves ao paladar e têm corpo macio. A cerveja parece turva porque é feita com trigo ou aveia.

Estilos de Cerveja de Outono

Apropriadamente, as cervejas da estação estão menos preocupadas em serem refrescantes – muitas começarão a brincar com um corpo mais pesado e mais picante. Obviamente, os sabores do Dia de Ação de Graças também entram em jogo, assim como os ingredientes sazonais. De fato, de muitas maneiras, as cervejas de outono foram as primeiras cervejas sazonais a ganhar popularidade.

  • Abóbora: não é surpresa que a abóbora, o ingrediente mais inspirado no outono, domine a cena da cerveja sazonal a cada outono. As cervejas de abóbora muitas vezes contêm grandes quantidades de noz-moscada, pimenta da Jamaica e canela. A abóbora também cria um corpo mais pesado, dando a essas cervejas uma sensação mais semelhante a uma sobremesa. Na verdade, essas cervejas sazonais são tão populares que estão começando a ser lançadas cada vez mais cedo a cada outono.
  • Oktoberfest: no outono também é a época em que é celebrada a famosa Oktoberfest da Alemanha, provavelmente o maior feriado dedicado à cerveja do mundo. Se você quer realmente comemorar como um verdadeiro bávaro, encontre uma dessas cervejas e levante sua caneca.
  • Belga: a Bélgica é famosa por suas cervejas trapistas, que só podem ser feitas legalmente por monges trapistas. Estas cervejas têm sido aclamadas como as melhores do mundo. Se você quiser passar algum tempo bebendo uma cerveja e realmente explorar seu perfil, as cervejas trapistas são perfeitas no outono.

Estilos de cerveja de inverno

O inverno chega com suas longas noites geladas e com isso as cervejas tendem a ser pesadas e escuras. Além disso, muitas cervejas de inverno entram no espírito de Festa Junina aqui no Brasil, incorporando sabores que combinam bem com essas festas. Aqui estão alguns dos sabores e estilos a serem observados durante o inverno:

  • Stouts: são cervejas pretas e possuem sabores que remetem ao café, alcaçuz e chocolate. Uma stout deve ser cremosa ao paladar, tornando a cerveja perfeita para saborear em uma noite fria.
  • Porters: esse é um dos estilos de cerveja mais pesado, portanto é melhor beber nos meses mais frios, quando você precisa de algo para aquecer o interior. Com tantas opções diferentes de Porter, com certeza você encontrará uma que satisfaça o seu gosto.
  • Bourbon: outra técnica popular para cervejeiros de inverno é o envelhecimento em barril. Isso envolve deixar a cerveja envelhecer em um barril de licor usado por meses a fio. Como resultado, o sabor de carvalho do licor é transmitido à cerveja. Essa técnica funciona melhor em cervejas pesadas e com alto teor alcoólico, então elas são especialmente adequadas para os meses mais frios.

Deixe um comentário