A HEINEKEN NV informou que o Tribunal de Concorrência da África do Sul aprovou sua oferta para adquirir o controle da Distell Group Holdings Limited (“Distell”). A decisão marca a aprovação regulatória final, após as recebidas da Comissão de Concorrência da Namíbia, do Mercado Comum da África Oriental e Austral e de todas as outras jurisdições relevantes.
Em novembro de 2021, a HEINEKEN anunciou sua intenção de adquirir o controle da Distell e Namibia Breweries Limited (‘NBL’), que seria fundida com a HEINEKEN South Africa (‘HSA’) em uma nova empresa de propriedade majoritária da HEINEKEN (Newco). O investimento total da HEINEKEN na Newco será de aproximadamente € 2,4 bilhões, em troca de uma participação de 65% na nova empresa.
Esta decisão marca a aprovação regulatória final para a operação. A transação está prevista para ser implementada a partir de abril.
A Distell é a principal produtora de destilados, vinhos, sidras e bebidas prontas para beber na África, bem como a segunda maior produtora de sidras do mundo. Algumas das principais marcas da empresa incluem Amarula, Hunter’s, Savanna, 4th Street, Klipdrift, Nederburg, Richelieu, Viceroy e JC Le Roux. A Distell emprega 4.500 pessoas em todo o mundo.
A Namibia Breweries Limited, fundada em 29 de outubro de 1920, é uma das principais empresas de fabricação de bebidas na Namíbia e no sul da África. Com sede em Windhoek e empregando mais de 800 pessoas, a NBL lidera o mercado doméstico de cerveja na Namíbia e tem uma participação significativa na categoria de cerveja premium no sul da África. Seu portfólio inclui uma variedade de refrigerantes, além de produtos com baixo teor alcoólico e não alcoólicos. Os produtos da NBL são exportados para 19 países fora da Namíbia e África do Sul.