A 4ª Copa Cerveja Brasil, promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), revelou neste sábado (24) os vencedores da etapa Norte durante o Festival Cerveja Brasil, realizado em Belém (PA). Com um total de 29 medalhas distribuídas por categorias, além de três prêmios Best of Show, a competição destacou as melhores cervejas produzidas nos estados da região Norte, evidenciando a brasilidade em suas composições.
As cervejas paraenses dominaram a premiação Best of Show, com destaque para a grande vencedora Azedinha Cupuaçu e Cumaru, uma Catharina Sour da Cervejaria Uriboca, que conquistou a medalha de ouro. Sua combinação de acidez, refrescância e complexidade, utilizando ingredientes típicos da Amazônia, garantiu o primeiro lugar. Em segundo, a Café das Almas, uma Golden Stout da Cervejaria Barbudos, que se destacou na categoria Coffee Beer com café Robusta Amazônico das Matas de Rondônia, região reconhecida por sua Indicação Geográfica (IG) e Denominação de Origem (DO). Já o terceiro lugar ficou com a Imperial IPA Erva Chama, da Cervejaria Cabôca, que combinou lúpulos cítricos com a erva chama, planta indígena usada para atrair bons fluidos.
A lista completa dos medalhistas será publicada no site oficial da Abracerva, onde já estão disponíveis as listas das etapas Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Conexão Cerveja Brasil e Parcerias Estratégicas
O presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, destacou a importância da etapa Norte do Conexão Cerveja Brasil, ressaltando o papel fundamental do Sebrae como patrocinador e parceiro estratégico. Segundo Tarantino, o evento não só promoveu a conexão entre as cervejarias da região, mas também ofereceu um congresso com conteúdo relevante e um festival que apresentou as melhores cervejas artesanais ao público.
Todos os medalhistas das etapas regionais da 4ª Copa Cerveja Brasil estão automaticamente classificados para a final nacional, que será realizada em dezembro, em São Paulo. Os vencedores nacionais terão a oportunidade de representar o Brasil na prestigiada World Beer Cup, nos Estados Unidos.
Festival e Congresso em Belém
O Festival Cerveja Brasil, realizado na Cervejaria Cabôca, reuniu dez cervejarias convidadas pelo Sebrae, além de oferecer uma rica experiência gastronômica. Entre as participantes estavam 7 Cats, Amazon Beer, Anani Beer, Barbudos, DI Rocha, Égua Bier, Flor de Lúpulo, Godheim, Kerbier e Uriboca. A Cerveja Caribeña também marcou presença como convidada especial da Abracerva.
Paralelamente, o Congresso Cerveja Brasil aconteceu na mesma sede, com palestras de destaque, como a do superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, e do presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino. O evento abordou temas cruciais para o setor, incluindo os possíveis impactos da Reforma Tributária em tramitação no Senado sobre as pequenas e médias cervejarias.
Próxima Etapa: Sul
A última fase regional do Conexão Cerveja Brasil 2024 será realizada em Porto Alegre, em novembro, e as inscrições estão abertas até 11 de outubro para as cervejarias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com apoio do Sebrae e da Hop France, o objetivo do evento é democratizar, promover e qualificar a cena cervejeira em todo o Brasil, além de fortalecer o setor artesanal além do eixo Sul-Sudeste.
Sobre a Abracerva
A Abracerva, maior entidade do setor de cerveja artesanal no Brasil, representa 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais do segmento. Sem fins lucrativos, a organização tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal no país, promovendo a máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça mais em abracerva.com.br.