Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

Festividades e cervejas do mês de outubro

Outubro é o mês de comemorações e datas importantes, o mês dos estilos Oktoberfest e Pumpkin Ale, aposto que você já sabe do que estou falando. Um mês de festividade devido aos dois grandes eventos que viralizaram o mundo, Oktoberfest e Halloween.

Bem provável que em algum momento da sua vida você tenha participado de um desses dois eventos ou até mesmo dos dois, o Oktobert existe desde 1810, que nasceu na cidade de Munique, sul da Alemanha, em 17 de outubro de 1810, já o Halloween é comemorado há mais de 3 mil anos, mas você sabia que no dia 31 de outubro também é celebrado o dia do Saci-Pererê?

Não é só de cultura alemã e americana que vive o brasileiro, nossa cultura é riquíssima e temos o folclore brasileiro que é caracterizado como a identidade social do país.

História do Saci-Pererê

O Dia do Saci foi introduzido no país em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.

As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos, ou seja, tudo que agregue a cultura do país. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial.

O Saci é conhecido como protetor da floresta e devido a isso, há pessoas que consideram ele como um personagem derivado do Curupira (personagem folclórico), a lenda surgiu após os primeiros séculos do período colonial do Brasil e segundo estudos é originária da região sul, através dos índios guarani, porém ela não ficou restrita apenas no sul do país, expandiu para os países vizinhos, Argentina, Uruguai e Paraguai e lá o saci-pererê é conhecido como yacy-yateré, e existem algumas diferenças entre essas versões.

Os folcloristas brasileiros também apontam diversas lendas de origem europeia que podem ter influenciado as características do saci. Um dos exemplos mais citados é o trasgo, um ser de pequena estatura que faz maldades e faz parte do folclore de Portugal. O hábito de fumar que o saci possui é atribuído à influência das culturas indígena e africana, nas quais esse ato era comum e um outro elemento da cultura africana é o fato do saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira.

A lenda do Saci, assim como a cultura brasileira no modo geral é derivada de muitas outras culturas.

História do Halloween

O halloween existe há mais de 3 mil anos e passou por algumas modificações até os dias atuais e se tornar de fato um evento mundial. Surgiu com os celtas, porque eles acreditavam em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza, as comemorações duravam 3 dias, com início no dia 31 de outubro.

Nesses três dias comemoravam o fim do verão e a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro, os celtas acreditavam que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos

vivos, então por esse motivo, usavam fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos, mas com a “chegada” da idade média as comemorações precisaram passar por uma certa mudança porque a igreja passou a condenar o evento e por esse motivo surgiu o Dia das Bruxas.

Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.

Os Estados Unidos se tornou referência quando o assunto é halloween, tanto que o dia 31 de outubro é feriado e a tradição passa de geração para geração, mas essa cultura não é originária dos Estados Unidos, ela veio junto com os imigrantes irlandeses no século XIX.

Por influência estadunidense os brasileiros também entraram na onda de se fantasiar e fazer festas temáticas no dia 31, porém ainda não se compara com as festividades realizadas nos Estados Unidos, como por exemplo, as crianças fantasiadas pelas ruas batendo nas portas das casas dizendo a frase tradicional: “doces ou travessuras?”

Cervejas especiais para outubro

Oktoberfest – Além de ser o maior evento e o mais famoso do mundo, existe um estilo de cerveja apropriado para acompanhar as festividades e tradicionalmente servido no caneco de 1L, o Maßkrug. Diferente do que muitos pensam, o evento começa em setembro e não exatamente em outubro. Esse festival tão famoso foi criado devido o casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachesen-Hildburghausen que, ofereceram aos seus 20 mil convidados comidas e bebidas típicas do Estado da Baviera, além de um pomposo desfile e corrida de cavalos.

O estilo Oktoberfest é composto por aromas e sabores com notas de pão, casca de pão, tostado, amargor baixo e um final seco que incentiva outro gole, o que chamamos de drinkability. A graduação alcoólica varia de 5,8 a 5,3%. Aromas de biscoito e floral, aparência é de uma cor âmbar a cobre avermelhado, corpo médio e um excelente equilíbrio entre amargo e maltado.

Pumpkin Ale – As Pumpkin Ales foram criadas em meados dos anos 1800 e a inclusão de abóbora nas receitas norte-americanas deve ao fato de que o malte de cevada era raridade nas Américas. As abóboras, por sua vez, com todo seu dulçor, sempre foram abundantes no continente e logo foram inseridas como fontes alternativas de açúcares para que a fermentação fosse garantida. Esse estilo era produzido uma vez por ano, de cor alaranjada, corpo médio, aroma com notas de doce de abóbora, noz moscada, cravo e canela. Essa é a cerveja típica para comemorar o halloween.

Deixe um comentário