Se convidarem você para alguma harmonização de vinhos, você saberá que certamente irão servir alguma tábua de frios com variedades de queijos, já que harmonizam divinamente. E se convidarem você para uma harmonização de queijos com cervejas? Se disserem que irão harmonizar algumas IPA´s e você terá de comprar o queijo. O que você irá fazer?
Corra para o mercado e compre algum queijo que combine com aquela IPA que tanto te aguarda! Você aprenderá alguns truques ao final desta matéria que irão te ajudar a comprar bons queijos para harmonizar com uma boa cerveja.
Carbonatação
Harmonizando queijos com cervejas (Foto: Reprodução)
Antes das dicas, vou lhe dar alguns motivos para querer harmonizar queijos e cervejas:
A carbonatação presente na cerveja ativa e estimula as papilas gustativas da língua, acentuando os complexos sabores dos queijos. Também tem o poder de cortar a gordura dos queijos que cobre as papilas gustativas, preparando a boca para os próximos sabores.
A Harmonia
Cerveja e queijo harmonizam muito bem, eles se misturam, principalmente por serem ambos lentamente fermentados. A cerveja nutre o sabor do queijo na boca, ampliando seu sabor.
Semelhanças
Como os queijos, as cervejas também variam bastante, seja em força (álcool), seja em corpo, cremosidade, etc, apresentando muitas vezes aromas e sabores semelhantes, como nozes, castanhas, amêndoas e caramelo.
Quer saber como e quais queijos harmonizam com sua cerveja?
- Cervejas que são mais leves e delicadas podem ser conciliadas com queijos frescos e suaves, experimente usar requeijão, catupiry em algumas torradas lights, para que o pão não venha interferir no gosto do queijo.
- Cervejas maltadas pedem queijos maturados e com notas amendoadas.
- Cervejas mais lupuladas, portanto mais amargas, com queijos mais salgados, acres, azedos.
- Cervejas fortes e com maior residual de açúcar com queijos azuis.
Fonte: Brejas