A indústria cervejeira brasileira importa 100% de lúpulo, porém devido a essa porcentagem que o cultivo de lúpulo no Brasil vem aumentando cada vez mais. O crescimento da produção de cerveja artesanal tem colaborado para que os agricultores locais invistam ainda mais nesse mercado, sem contar que, a produção local desse insumo facilita a compra e traz muito mais qualidade para o produto final que é a cerveja artesanal.
O que é lúpulo?
Antes de continuarmos falando sobre o crescimento do lúpulo no Brasil, precisamos entender o que ele é de fato.
O lúpulo é uma planta trepadeira da espécie Humulus lupulus, nativo do Hemisfério Norte das zonas temperadas da Europa, Ásia e Américas. Da qual extrai das flores femininas (não polinizadas / “virgens”), substratos de sabor amargo para equilibrar com o sabor adocicado proveniente do malte.
Apenas as flores femininas do lúpulo podem ser utilizadas na fabricação da cerveja, devido suas resinas (lupulinas), óleos essenciais que deixam a bebida mais aromática e com sabor lupulado (amargor). Existem diversas variedades de lúpulos, umas mais aromáticas, outras mais amargas e que podem ser utilizadas de várias maneiras: flores secas, em pó, extrato ou em pellets (mais comum).
Durante a produção da cerveja, o cervejeiro irá escolher a quantidade, a variedade, qualidade e o momento em que irá adicionar o lúpulo e assim determinar se a bebida será mais ou menos lupulada, com mais aroma floral, condimentado, terroso ou herbal.
A evolução do lúpulo no Brasil
De acordo com a divulgação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) devido o levantamento da Aprolúpulo (Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo) em 2020, a área de plantio aumentou 110% em relação a 2019, atingindo 42 hectares e 24 toneladas produzidas.
Logo no início acreditava-se que a plantação de lúpulo seria possível apenas na região sul do país, devido ao clima ameno, tanto que Santa Catarina é o Estado que tem maior percentual de produtores (27%), seguido do Rio Grande do Sul com 22%.
Mas, não parou por aí porque os produtores de outros Estados resolveram arriscar no plantio, mesmo com um clima diferente do Sul e assim seguiu com São Paulo com 18%, Paraná 7%, Minas Gerais 6% e o com Rio de Janeiro 5%. As variedades de lúpulo mais plantadas no país são cascade, comet, chinook e columbus.
Entre as mais diversas vantagens de produzir e comprar esse insumo 100% brasileiro estão: Barateamento dos custos para as cervejarias; Não precisa de grandes extensões territoriais para ser cultivado; Excelente oportunidade para agricultura familiar; Não precisa ser plantada a cada nova safra, pois é uma planta perene; Além de permitir que a cerveja tenha mais qualidade.