A Stone Brewing, a maior cervejaria do condado de San Diego, foi adquirida pela filial americana da gigante da cerveja japonesa, a Sapporo, que foi anunciado na semana passada.
O acordo está avaliado em cerca de US$ 165 milhões com potencial para pagamentos adicionais com base no desempenho dos negócios e deve ser concluído em agosto.
“Este é o próximo capítulo da Stone Brewing”, disse Greg Koch, cofundador e presidente executivo da Stone Brewing. “Por 26 anos, nossa incrível equipe trabalhou incansavelmente para fabricar cervejas que definiram tendências e redefiniram expectativas.
Ter o interesse de uma empresa como a Sapporo em continuar a história da Stone é uma prova das grandes cervejas que criamos e continuaremos a criar para nossos fãs em todo o mundo”.
Greg Koch – cofundador da Stone Brewing
A Sapporo pretende produzir suas cervejas da marca Sapporo para distribuição nas cervejarias da Stone. Uma declaração da Sapporo dizia que a empresa pretende fabricar 360.000 barris nos EUA até o final de 2024, essencialmente dobrando a produção atual da Stone. A aquisição reunirá “os pontos fortes complementares da arte e inovação japonesas com a tradição de fabricação de cerveja artesanal americana em uma fusão de culturas”, dizia um comunicado da empresa japonesa.
“Nós abordamos a Stone Brewing em busca de um parceiro para nossos planos de crescimento nos EUA e rapidamente reconhecemos que eles eram um parceiro ideal com capacidade de fabricação de cerveja, fãs leais, gerenciamento excelente, valores culturais compartilhados e compromisso com os mais altos padrões de qualidade. Esta aquisição coloca os recursos e o legado da maior marca de cerveja asiática na América junto com uma das marcas de cerveja artesanal mais inovadoras e reconhecidas do mundo.”
Kenny Sadai, presidente da Sapporo USA
“É uma fusão perfeita de leste com oeste que é um casamento ideal para a estratégia de crescimento de longo prazo da Sapporo nos EUA”, disse ele.
“Estou emocionado por termos a oportunidade de unir forças com Sapporo”, disse Maria Stipp, CEO da Stone Brewing. “Esta parceria única nos permite preservar o legado da Stone que nossos fãs conhecem e amam e adicionará oportunidades exponenciais de crescimento, desde a produção até mais investimento em pessoas, equipamentos, vendas e marketing”.
Stone é a segunda aquisição no mercado de cervejas artesanais da Sapporo, após a compra da Anchor Brewing de San Francisco em 2017.
A Stone Distributing, o negócio de distribuição da Stone, não faz parte da venda e se tornará uma empresa independente sob a propriedade atual. A Stone Distributing continuará a atender o sul da Califórnia com um portfólio de 42 marcas artesanais.
Antes dessa compra, a Stone era a nona maior produtora de cerveja artesanal dos Estados Unidos, segundo a Brewers Association. O novo maior produtor de cerveja “artesanal” do condado se tornará a fusão Convicts e Kings/Balast Point, seguida pela Modern Times. Os movimentos recentes na indústria de cerveja significam que San Diego, antes considerada capital da cerveja artesanal, não terá representantes locais no top 50 da Brewers Association.