Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

Massa ao molho pesto com Belgian Tripel

A harmonização de hoje é: massa ao molho pesto. As Massas são consideradas o carro chefe da culinária italiana e seus complementos dão o toque final, como por exemplo o molho pesto, onde usamos azeite e manjericão. Esse é o tipo de molho que podemos considerar como prático, fácil, saboroso, além de versátil, uma vez que ele pode ser servido em massas, carnes, peixes, torradas, saladas, canapés ou dar um toque especial aos sanduíches.

Origem do molho pesto

Há indícios de que o primeiro registro do molho é que vem da “Cuciniera Genovese”, um dos escritos dos irmãos Ratto. Inicialmente, o manjericão era macerado em um pilão e essa tradição que resiste até hoje em Ligúria (região do noroeste da Itália).  A palavra pesto tem origem no verbo italiano “pestare” que quer dizer macerar.

O pesto é tão importante para a cidade italiana e eles têm tanto orgulho do molho que todas as famílias possuem uma receita própria. No entanto, doses generosas de azeite extra virgem, manjericão fresco e um pilão para moer tudo são itens obrigatórios em qualquer preparação legítima.

A receita

Ingredientes:

1/2 pacote (250 g) de massa de sua preferência (espaguete, penne ou fettuccine)

Molho Pesto

2 xícaras (chá) de manjericão fresco
½ xícara (chá) de nozes
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho (grande)
1 ½ xícara (chá) de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo

Molho Pesto

Em um pilão, processador ou liquidificador amasse bem as folhas de manjericão com as nozes, os alhos, e o sal. Acrescente aos poucos o queijo e o azeite, formando uma pasta homogênea. 

Massa

Coloque um fio de azeite e uma pitada de sal na água fervente. Isso evita que a água suba e transborde no fogão, mas pode fazer conforme sua preferência.

Acrescente a massa e siga o tempo de fervura de acordo com o informado na embalagem. Esse tempo pode variar entre 7 e 12 minutos.

Após a fervura, escorra o macarrão. Não jogue água fria sobre a massa, porquê isso tira absorção da massa.

Coloque a massa em um recipiente e despeje o molho sobre ela, logo em seguida as nozes picadas e algumas folhas de manjericão para decorar. Sirva ainda quente. Bom apetite!

A harmonização

Esse prato traz sabores pungentes, por isso há uma certa dificuldade para criar uma combinação com alguns estilos de cerveja. Por isso o estilo mais indicado para essa harmonização é a Belgian Tripel, mas vale a pena provar com uma Pilsner também. O estilo belga com seu corpo maltado traz a doçura do mel e da baunilha, já os lúpulos têm sabor semelhante ao de damasco, que fica excelente com o queijo. A Pilsner lupulada também rende uma ótima harmonização.

Belgian Tripel

Deixe um comentário