O crème brûlée é uma das sobremesas mais famosas da França. Ele é leve, tem um toque suave de baunilha, a casquinha crocante que fica por cima é tentadora e costuma ser uma ótima opção nessa época fria do ano.
As cervejas escolhidas para harmonizar com esse prato são: Old Ales, Imperial Stout e as Barley Wines, devido o teor alcoólico elevado e isso faz com que ambas sejam perfeitas para encerrarem jantares harmonizados.
As características das cervejas interagem com o toque delicado da baunilha, porém o açúcar queimado sobre o creme é o protagonista, uma vez que ele interage com os maltes moderadamente tostados da cerveja.
Ingredientes:
5 gemas
⅓ de xícara (chá) de açúcar (ou a gosto)
350 ml de creme de leite fresco boa qualidade (35% de gordura)
100 ml de leite integral
1 fava de baunilha
20 g de açúcar mascavo para caramelizar
Modo de Preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa).
2. Separe as claras das gemas. (As claras não serão utilizadas nesta receita)
3. Coloque as gemas na tigela da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.
4. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto (Ela será usada para o banho-maria)
5. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelas refratárias (que possam ir ao forno) – podem ser ramequins (aquelas forminhas de suflê).
6. Arrume as tigelas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos.
7. Retire a assadeira do forno e as tigelas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.
8. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme.
9. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!
10. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar (Esse é o jeito mais demorado, mas você pode usar um maçarico culinário também).