Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

A história da Oktoberfest e sua relação com Napoleão

A Oktoberfest nasceu em 1810, por ocasião da celebração do casamento entre o príncipe herdeiro da Baviera, Ludwig, com a princesa da Saxônia, Therese von Sachsen-Hildburghausen. Até aqui muitos já sabiam, certo? Mas vamos um pouco além dessa informação…

Oktoberfest 1810

Ludwig era filho de Maximiliano I José da Baviera, Max José para os próximos, assim como Napoleão Bonaparte era… Isso mesmo, o pai de Ludwig era próximo a Napoleão, o estadista francês era amigo de Max devido ao serviço militar que Max prestou ao exército francês.

Devido a amizade de Max e Napoleão, o então Duque da Baviera recebeu apoio do líder francês para elevar sua posição na região e criar o título de rei e assim apoiar Napoleão em suas guerras.

A relação da família com Napoleão não estava restrita apenas a Max, mas Ludwig também tinha influência do estadista francês, tanto que Ludwig temia que Napoleão o forçasse a se casar com uma princesa francesa e, portanto, agiu rapidamente para se casar com uma alemã. Ele visitou Hildburghausen de 21 a 24 de dezembro de 1809 e escolheu Teresa em vez de sua irmã mais nova, Luise.

A noiva da Oktoberfest

Rainha Teresa (1827) de Joseph Stiele

Therese von Sachsen-Hildburghausen estava na pequena lista criada em 1809 para se tornar a noiva de Napoleão Bonaparte, mas em vez disso ela foi casada com o príncipe herdeiro Ludwig I.

Ela era a sexta filha de Frederico, Duque de Saxe-Hildburghausen, e sua esposa, Carlota, um casal culto que hospedou poetas e artistas e transformou seu pequeno ducado, apesar da falta de recursos financeiros.

Ela foi educada em alemão clássico e francês. Criada como luterana, ela manteve sua fé protestante na católica Baviera ao longo de sua vida.

Os banquetes nupciais começaram em 12 de outubro, dia do casamento, duraram cinco dias e foram abertos a todos os cidadãos.

Para receber a multidão animada, uma grande área foi montada nos portões da cidade, batizada de “Theresienwiese” em homenagem à noiva.

No ano seguinte a comemoração do primeiro aniversário de casamento foi organizada em forma de festa popular, enquanto em 1813 não foi realizada devido à Batalha das Nações contra Napoleão.

Nos anos seguintes as festividades foram renovadas, e então, desvinculadas da razão da sua vocação, e conotadas como uma verdadeira festa agrícola, vocacionada para a promoção da economia rural.

Em 1850 foi inaugurada a famosa Estátua da Baviera, que com o tempo se tornou um dos símbolos mais reconhecidos do festival e a partir de 1896 foram construídos os primeiros grandes galpões e foi montada uma grande área dedicada ao Luna Park, inclusive a Netflix lançou uma série sobre essa época.

Esta infraestrutura aumentou a capacidade e qualidade na recepção do evento, que assumiu uma importância cada vez maior.

Após repetidas interrupções devido aos conflitos bélicos do início do século XX, em 1950 o prefeito Thomas Wimmer introduziu a cerimônia “O’Zapft is!”, na qual o prefeito, ao final do desfile dos donos das cervejarias, inaugura oficialmente a festa “desarrolhando” o primeiro barril.

Deixe um comentário